capa.png

SÉRIE DAS NUVENS

Screen Shot 2021-09-16 at 21.16.44.png
 
wander alta 2.png
escala wander 3.png

sem título

gravura  em metal, água forte e ponta seca, 1/20

39 x 44,8 cm (papel)
29,6 x 39,2 cm (imagem) 

2021

 
 
wander alta 1.png

sem título

gravura  em metal, água forte, ponta seca e raspagem, 1/20

39 x 44,8 cm (papel)
29,4 x 39,2 cm (imagem) 

2021

escala wander 1.png
wander alta.png
escala wander 4.png
wander alta 3.png

sem título

gravura  em metal, água forte, ponta seca, buril e raspagem , 1/20

39 x 44,8 cm (papel)
29,6 x 39,2 cm (imagem) 

2021

escala wander.png
 
 

sem título

gravura  em metal, água forte e ponta seca, 1/20

39 x 44,8 cm (papel)
29,6 x 39,2 cm (imagem) 

2021

WANDER ROCHA

Wander Rocha nasceu em Belo Horizonte e atualmente reside e trabalha na cidade de Contagem em Minas Gerais. Graduando Artes Visuais na UFMG sua pesquisa em gravura, tanto a xilo, a lito e a gravura em metal, parte da representação de paisagens urbanas, a cidade que ele atravessa cotidianamente. Em seu trajeto, nas janelas dos ônibus, caminhando nas ruas, os postes, fios, ônibus, objetos poéticos do cotidiano.

 

Em seu projeto, Wander propôs a elaboração de 4 gravuras de 40x30cm em matrizes de cobre. A  série "Nuvens" partiu de imagens de xilogravuras de observação na tentativa de capturar o movimento das nuvens.

 

Em seu processo artístico durante esses quase 70 dias, Wander relata que tentou olhar para essas nuvens de um jeito diferente. Uma tentativa de traduzir a forma de algodão da nuvem em linhas da mancha que já estava acostumado a usar nas outras gravuras, mas precisou investigar e descobrir outras texturas para reproduzir isso no metal. 

AGRADECIMENTOS

“Gostaria primeiramente de agradecer aos meus pais por todo amor e carinho, pelo apoio e por respeitarem sempre as minhas escolhas de fim pessoal, acadêmico e profissional, pelo incentivo criativo, e pelo espaço de ateliê.

Muito obrigado também a todos os envolvidos desde o início de pensamento dessa série de gravuras durante a minha primeira residência artística sobre a companhia dos meus queridos amigos e professores George Gütlich e Fábio Sapede do Ateliê De Etser.

Também à minha companheira Lara Mortimer, que sempre me instiga a produzir, refletir e pensar o que vem depois das imagens, sempre com muita coerência, e muito amor;

Aos queridos amigos e aqueles que tive oportunidade de conhecer, pelas trocas e conversas que guardo comigo com muito carinho: Julia Abdalla, Yan Nicolas, Pedro Pablo, Vinícius Dias, Rodrigo Borges, Zizi Baptista, Paula Miranda, Ulysses Bôscolo, Elisa Arruda, Lucas Siqueira, Luise Weiss, Mayra Laudana, Maria Bonomi, Pedro Hiller, Rubens Matuck, Riki e Bin Kondo.”